Dr. Fernando Lucchese

Entre outros, Chefe do Grupo de Transplantes Cardíacos do Hospital de Transplantes Dom Vicente Scherer e Diretor do Hospital São Francisco de Cardiologia e Transplantes.

Acesse também:
Doutor Coração
Santa Casa de Porto Alegre

Conheça o médico

O Doutor Lucchese é um médico com atuação em tempo integral. Apesar das múltiplas atividades que exerce sua prioridade é o atendimento de seus pacientes. Hoje, após 40 anos de medicina, já são mais de 30.000 procedimentos cirúrgicos realizados pelo Dr. Lucchese e equipe.

Dr. Lucchese formou-se em medicina na Faculdade de Medicina da UFRGS em 1970 com 22 anos de idade.

Fez sua formação inicialmente no Instituto de Cardiologia do RS e depois na Universidade do Alabama em Birmingham, Estados Unidos. Como cirurgião cardiovascular suas áreas de atuação foram amplas inclusive com a publicação de mais de 300 trabalhos sobre temas médicos de sua especialidade.

Sua rotina de vida consiste em cirurgias pela manhã e consultório à tarde.

Dr. Lucchese atualmente dirige o Hospital São Francisco de Cardiologia, um dos hospitais da Santa Casa de Porto Alegre. Como professor fez sua carreira na Fundação Federal de Ciências Médicas, antiga Faculdade Católica e atual Universidade Federal de Ciências da Saúde, em Porto Alegre.

Conheça o escritor

Dr. Fernando Lucchese

Participou de inúmeras atividades de aperfeiçoamento no exterior, como no Stanford University Hospital, na University of California e na Harvard Medical School. Atuou como professor visitante na State University of New York e na University of Alabama.

Premiações :

  • Medalha do Pacificador do Exército Brasileiro (2009)
  • Comenda da Itália – Cavalliere da Ordem do mérito da Rep. Italiana (2010)
  • Medalha de Embaixador de Farroupilha, sua terra natal (2007)
  • Livro mais vendido Feira do Livro de Porto Alegre (2000, 2005, 2006 e 2008)
  • Cidadão Honorário de Porto Alegre (1992)
  • Colaborador Emérito do Exército (2009)
  • Mais >>
A doença das válvulas cardíacas pode ser tratada de várias maneiras: 1) tratamento com medicação; 2) reparo cirúrgico; 3) troca cirúrgica. Se o cirurgião escolher trocar a válvula natural do coração, o primeiro passo é remover a válvula natural doente e implantar uma prótese valvar cardíaca, oferecidas em diferentes tamanhos, para se adequar ao paciente... Saiba mais >>